INAUGURAÇÃO DOS CANTINHOS DE LEITURA - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

quinta-feira 05 2016

INAUGURAÇÃO DOS CANTINHOS DE LEITURA


Com o intuito de estimular o encantamento pelo ler e, mais que isso, proporcionar às crianças momentos prazerosos de contato com a leitura, estão sendo inaugurados nas escolas da Rede Municipal de Ensino os Cantinhos da Leitura, uma metodologia disseminada no país através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

O acervo dos Cantinhos de Leitura é composto por obras de diversos gêneros recebidas do MEC/FNDE. São obras complementares, específicas por série/ano e destinadas a cada sala de aula, além de livros paradidáticos do Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE, dentre outros materiais voltados ao universo mágico da literatura que têm o objetivo de fortalecer o processo de aprendizagem.

Os Cantinhos de Leitura são utilizados de diversas maneiras pelos professores: em rodas de leitura, na leitura deleite (momento em que o professor ou o aluno podem contar histórias), quando a criança termina uma tarefa mais rápido que as demais, nos intervalos das aulas, no recreio, na mala de leitura, na leitura intinerante, de forma que a qualquer momento em que surja a oportunidade, o educando possa ter contato direto com os livros e se sinta estimulado a folheá-los à vontade e escolher para ler o que mais lhe chamar a atenção. Assim, os Cantinhos de Leitura vêm contribuindo para democratizar e favorecer o acesso da criança ao livro.


  











Fonte: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário