Mais de 700 pinguins são encontrados mortos em São Paulo - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

23.8.25

Mais de 700 pinguins são encontrados mortos em São Paulo

IPeC investiga causas das mortes e reforça importância do monitoramento da fauna marinha.
Foto: IPeC/Divulgação
O Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) registrou a morte de 739 pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) nos municípios de Cananéia, Iguape e Ilha Comprida, na região do Litoral Sul de São Paulo, entre os dias 15 e 21 deste mês.

 Participe do canal de notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp   

Segundo o IPeC, os animais estavam em estágio avançado de decomposição, o que dificulta a identificação da causa das mortes.

"Entre as hipóteses para esses encalhes com base nas necropsias de animais frescos ou no quadro clínico dos animais vivos, podemos citar os efeitos da migração por longas distâncias, dificuldade em encontrar alimento, parasitoses, quadros infecciosos e a interação com a pesca", informou o IPeC em nota à Agência Brasil.

Os especialistas destacam que a espécie não corre risco de extinção por conta desse episódio, já que existem entre 2 e 3 milhões de indivíduos vivendo em grandes colônias, principalmente na Argentina. No entanto, os pinguins sofrem impactos relacionados às mudanças climáticas e à ação humana em seus habitats.

Responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, o IPeC atua no resgate, reabilitação e monitoramento da fauna marinha, além de realizar a destinação adequada de animais encontrados mortos, como pinguins, focas e baleias.

Quem encontrar algum animal marinho debilitado nas praias de Cananéia, Iguape ou Ilha Comprida pode acionar o instituto pelos telefones (13) 3851-1779, 0800 642 3341 ou pelo WhatsApp (13) 99691-7851.

Portal Picuí Hoje com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário