João Pessoa registra 212 mm de chuva em 24h e Prefeitura entra em 'alerta máximo' - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

16.8.25

João Pessoa registra 212 mm de chuva em 24h e Prefeitura entra em 'alerta máximo'

Volume supera em 60% a média histórica do mês e mobiliza força-tarefa da Prefeitura
Foto: TV Tambaú/Reprodução 
Equipes de diferentes setores da Prefeitura de João Pessoa permanecem em alerta para atender a população diante do período de chuvas intensas. Segundo a Defesa Civil (DC) Municipal, até as 17h dessa sexta-feira (15), a capital paraibana acumulou 212,6 milímetros de chuva em apenas 24 horas. O índice representa 60% a mais do que a média histórica de agosto, que é de 133,7 milímetros, o que exigiu a atuação de uma força-tarefa para reduzir os impactos.

 Participe do canal de notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp 

O prefeito Cícero Lucena (PP) lembrou que a última grande precipitação registrada na cidade ocorreu em 2023, quando o volume chegou a 189 milímetros em apenas um dia. Ele reforçou que todos os órgãos ligados ao sistema de DC estão mobilizados.

"A Prefeitura de João Pessoa está em alerta máximo, com as equipes nas ruas desde as primeiras horas desta sexta-feira e de prontidão para as próximas horas. A Seinfra atua nos pontos mais críticos reforçando as ações de manutenção na rede de drenagem, a Semob organiza o trânsito e a Defesa Civil monitora as áreas de risco", destacou Cícero Lucena. O gestor também deixou um apelo à população: "Evite sair de casa nesse momento e redobre sua atenção no trânsito. Em caso de necessidade, acione nossas equipes que estamos agindo o mais rápido possível para enfrentar esse período".

O coordenador da DC, Kelson Chaves, orienta os moradores de áreas ribeirinhas a buscarem ajuda caso identifiquem situações de risco. "Nós estamos trabalhando em parceria com todos os órgãos que possam responder as demandas da cidade, como limpeza, infraestrutura, desobstrução de galerias e trânsito. A previsão é que a chuva ainda se intensifique até este sábado e nossa orientação é para que as pessoas que moram em comunidades ribeirinhas fiquem atentas e ao perceber qualquer anormalidade entrem em contato com a Defesa Civil para que nossas equipes possam se antecipar. Estamos de prontidão e prontos para atender aos chamados", afirmou.

Canais de atendimento

A DC funciona 24 horas, inclusive aos fins de semana e feriados, e pode ser acionada pelo WhatsApp (98831-6885), pelo telefone 199 ou pelo aplicativo "João Pessoa na Palma da Mão", disponível para download gratuito.

Trânsito e transporte

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SEMOB-JP) isolou parte da Avenida Cabo Branco após deslizamento de barreira, interditando totalmente o tráfego. Houve ainda interdição parcial na Avenida Epitácio Pessoa, próximo ao cruzamento com a Rua Hilda Coutinho Lucena, devido ao desmoronamento de um muro. Outras vias, como Sanhauá, Sérgio Guerra (Bancários), Pedro II x Coremas, Valdemar Naziazeno, Coronel Augusto F. Maia e as ladeiras do Cuiá e Valentina Figueiredo, apresentaram retenções causadas por alagamentos.

A população pode acionar a SEMOB-JP em casos de urgência pelo telefone (3213-7188) ou via WhatsApp (83 98760-2134). O órgão também reforça a importância de não compartilhar informações falsas sobre o trânsito da cidade.

Manutenção e limpeza

A Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) intensificou serviços de desobstrução de galerias em bairros como Centro, Varadouro, Torre, Cristo, Mangabeira, Valentina, Geisel, Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa. A pasta reforça que o descarte irregular de lixo pode agravar os problemas de drenagem e provocar alagamentos.

Já a Emlur segue com ações de limpeza e conservação da cidade, além de atuar em apoio à DC em situações de retirada de entulhos. A população pode solicitar serviços pelos telefones (83) 3213-4237, 3213-4238 e 3213-4240 ou pelo aplicativo "João Pessoa na Palma da Mão". Também é possível registrar demandas via plataforma "Prefeitura Conectada".

Queda de árvores e assistência social

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDURB) realizou a retirada de árvores que caíram na Rua do Sol (Miramar) e no Cabo Branco. Para acionar a Semam em casos semelhantes, o contato é pelo Disque Denúncia 3218-9208, que também funciona como WhatsApp, ou pelo aplicativo oficial do município.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) também está em regime de plantão, prestando assistência de acordo com os protocolos definidos para situações de chuva intensa.


Portal Picuí Hoje com informações da Secom-JP/DC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário