Levantamento mostra que 40% desaprovam e 29% aprovam a gestão; índices seguem praticamente inalterados em relação à pesquisa anterior.
A pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (2) revela que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém os mesmos índices da rodada anterior: 40% de reprovação e 29% de aprovação. O levantamento foi realizado com 2.004 eleitores em 130 cidades brasileiras, nos dias 29 e 30 de julho, em meio à intensificação das tensões comerciais com o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump.
![]() |
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil |
✅ Participe do canal de notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp
Apesar das expectativas de melhora na percepção pública, a avaliação negativa do governo como "ruim/péssimo" permaneceu estável, enquanto a avaliação positiva como "ótimo/bom" teve leve variação, passando de 28% para 29%. Já a classificação como "regular" caiu de 31% para 29%. Apenas 1% dos entrevistados não soube ou preferiu não opinar.
A maior desaprovação do governo Lula é observada entre eleitores da classe média baixa (62%), da faixa de renda mais alta (57%), evangélicos (55%), moradores da região Sul (51%), pessoas com maior escolaridade (49%) e entre 35 e 44 anos (48%).
Segundo o instituto, ao mesmo tempo no mandato, o ex-presidente Jair Bolsonaro apresentava desempenho inferior: 24% de aprovação e 51% de reprovação, após dois anos e oito meses à frente do Executivo.
O levantamento também revela que, quando questionados especificamente sobre o desempenho de Lula à frente do governo federal, 50% dos entrevistados disseram desaprovar, enquanto 46% afirmaram aprovar — números que se mantêm estáveis em relação à pesquisa anterior, divulgada em junho.
Portal Picuí Hoje com informações do R7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário