![]() |
O prefeito de Condado, Caio Rodrigo e o vice-prefeito Francisco Pereira — Foto: Instagram/Reprodução. |
Os mandatos foram cassados por abuso de poder político e econômico nas Eleições de 2024. A ação foi movida pela coligação de oposição "Condado Precisa Mudar" (PDT/PL), que denunciou um suposto aumento expressivo e sem justificativa legal na contratação de servidores temporários pela Prefeitura em pleno ano eleitoral — especialmente nos três meses que antecederam o pleito, quando a legislação proíbe esse tipo de admissão, salvo em casos excepcionais e comprovadamente urgentes.
Segundo os autos do processo, o então prefeito Marcelo Bezerra Dantas de Sá teria autorizado a contratação de quase 200 servidores temporários somente em 2024, ano eleitoral, superando a média dos anos anteriores.
O aumento chegou a 24%, considerando dados do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), nas admissões nos três meses que antecederam a eleição, descumprindo a Lei das Eleições.
Além disso, testemunhas ouvidas durante o processo relataram que as contratações tinham fins eleitorais, com indícios de favorecimento a aliados políticos da gestão. Uma das ouvidas foi a presidente do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), Inalda Formiga Soares. A professora afirmou que havia professores concursados disponíveis, mas a prefeitura optou por manter servidores temporários ligados à base política do prefeito.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu parecer favorável à cassação, destacando que as admissões não foram justificadas por necessidade urgente e configuraram uso indevido da máquina pública para influenciar o voto em um município de pequeno porte, com apenas 5.857 eleitores.
O prefeito Caio Paixão se manifestou nas redes sociais sobre a decisão da Justiça. Segundo ele, um recurso contra a cassação vai ser apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).
"Quero tranquilizar aos nossos eleitores que ao final a Justiça será feita e a vontade da maioria do povo de Condado será soberana", comentou.
Decisão da Justiça Eleitoral
Na decisão, além da cassação imediata dos diplomas do prefeito Caio Rodrigo e do vice Francisco Pereira dos Santos Júnior, também foram determinadas:
- A inelegibilidade, por oito anos, de Marcelo Bezerra, Caio Rodrigo e Francisco Pereira;
- A realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Condado;
- O envio do processo ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) para investigação de possíveis crimes eleitorais.
Ainda cabe recurso ao TRE-PB, que pode revisar a decisão ou referendar a sentença e determinar novas eleições na cidade.
Portal Picuí Hoje com informações do g1 Paraíba.


Nenhum comentário:
Postar um comentário