![]() |
Tema será debatido na ALPB em Audiência Pública proposta pelos deputados Félix Araújo e Cicinho Lima — Foto: CODECOM/CG. |
"A música paraibana é muito rica, é um patrimônio do nosso povo, símbolo de nossa identidade, de representação das manifestações populares e um elemento fundamental das nossas tradições juninas. Os músicos, grupos e trios são o coração disso tudo, os responsáveis por essa consolidação. Precisamos, portanto, que eles recebam o justo reconhecimento, valorização e remuneração. A audiência terá esse objetivo: o que a Assembleia pode contribuir para que os nossos artistas sejam, de fato, valorizados, principalmente durante o período junino que está por vir", declarou Félix Araújo.
Os profissionais da música regional desempenham um papel essencial na preservação e difusão da cultura paraibana, com capacidade de movimentar a economia criativa de diversos municípios. Apesar disso, os músicos enfrentam uma realidade de desvalorização, baixa remuneração, falta de apoio institucional e, em muitos casos, desigualdade no acesso aos recursos públicos destinados à cultura. Os artistas que vivem da cultura regional, muitas vezes, ficam de fora das programações oficiais dos festejos juninos ou recebem uma baixa remuneração pelo seu trabalho e relevância cultural.
A audiência pública terá o objetivo de ouvir músicos, autoridades da área da cultura, gestores públicos e representantes da sociedade civil para construir soluções que promovam condições mais dignas de trabalho, transparência nos processos de contratação pública, inclusão de artistas locais nas agendas culturais oficiais e criação de políticas públicas de incentivo e valorização da música regional paraibana.
Portal Picuí Hoje com Assessoria de Comunicação.


Nenhum comentário:
Postar um comentário