Bolsonaro inelegível: ex-presidente é condenado a ficar fora de eleições até 2030 - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

sexta-feira 30 2023

Bolsonaro inelegível: ex-presidente é condenado a ficar fora de eleições até 2030


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou nesta sexta-feira (30) Jair Messias Bolsonaro (PL) por 5 votos a favor e 2 contra por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação, tornando o ex-presidente inelegível por oito anos.

Após a formação de maioria no TSE, Bolsonaro disse que levou "uma facada nas costas" e que "não está morto". Também afirmou que pretende recorrer da decisão: "Não é o fim da direita no Brasil".

Bolsonaro pode apresentar por meio de sua defesa recursos no próprio TSE e já anunciou que poderá acionar o Supremo Tribunal Federal (STF). Tudo depende da estratégia que a defesa escolher, conforme explicam especialistas, embora as chances de reverter a decisão sejam baixas.

O ex-presidente continuará influente, e qualquer candidato que receba sua benção será forte, avaliou o analista de risco político global Ian Bremmer.

Nesta disputa pelos votos bolsonaristas, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), larga na frente, segundo analistas ouvidos pela BBC News Brasil.

Foto: Reuters.
Portal Picuí Hoje com Leandro Prazeres e Letícia Mori Role, da BBC News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário