POSSÍVEL RETALIAÇÃO: Corpos de oito pessoas são encontrados em Terra Indígena Yanomami - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

terça-feira 02 2023

POSSÍVEL RETALIAÇÃO: Corpos de oito pessoas são encontrados em Terra Indígena Yanomami


Mais oito corpos foram encontrados na Terra Indígena Yanomami, no Estado de Roraima. De acordo com informações preliminares, os mortos não seriam indígenas, o que aponta para uma possibilidade de retaliação contra garimpeiros.

A Polícia Federal (PF) está encarregada de apurar as mortes. Os corpos foram encontrados nessa segunda-feira (1) em Uxiu, na Terra Indígena Yanomami, durante um sobrevoo da corporação.

Em nota, a corporação afirmou que está apurando as circunstâncias que envolvem as oito mortes. "Foram realizadas perícias e levantamentos no local onde os corpos foram encontrados", afirma.

A PF ainda informou que "já articulou com as demais forças de Segurança Pública e Defesa envolvidas na Operação Libertação a retirada dos corpos do local e realização dos exames médico-legais para se descortinar as causas das mortes e coleta de outras informações que auxiliem na elucidação do ocorrido".

O governo do Estado de Roraima afirmou, ao Metrópoles, que, por se tratar de conflitos em áreas indígenas, a responsabilidade sobre o assunto é da esfera federal. "Cabe ao governo do estado nesse momento somente repassar informações a respeito, apenas, aos boletins relacionados ao estado de saúde dos envolvidos no conflito", afirma.

A nota do governo estadual ainda afirma que os corpos encontrados na Terra Indígena Yanomami serão levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Boa Vista, no Estado de Roraima, nesta quarta-feira (3).

Procurado, o Ministério dos Povos Indígenas afirmou ao Metrópoles que aguarda informações das autoridades locais em campo. "Até o momento, não temos informações confirmadas", completa a pasta.

Conflito

No último sábado (29), um indígena Yanomami morreu e outros dois ficaram feridos após ataque de garimpeiros. A informação foi confirmada pelo líder indígena Júnior Yanomami, nas redes sociais.

Um dos alvejados é um indígena que trabalha como agente de saúde na região de Uxiu. Os feridos foram resgatados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami e estão em estado grave.

Nessa segunda-feira (1), uma comitiva do Governo Federal chegou a Roraima para acompanhar o caso e visitar os indígenas baleados. O grupo se reuniu com autoridades do estado para definir ações de combate aos crimes violentos em garimpos ilegais.

Foto:Reprodução/Leo Otero/MPI.
Portal Picuí Hoje com Metropoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário