Moraes determina quebra de sigilo de imagens do Planalto no 8 de janeiro - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

sexta-feira 21 2023

Moraes determina quebra de sigilo de imagens do Planalto no 8 de janeiro


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta sexta-feira (21) a quebra do sigilo da divulgação das imagens do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro em poder do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Moraes ordenou ainda o envio em 48 horas ao STF de todo o material existente, em sua decisão, afirmando que seria "observada a preservação integral das imagens".

Além disso, foi determinado que Polícia Federal (PF) realize os depoimentos de todos os servidores do GSI identificados nas imagens. Assim, para que o ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli, "envie cópia integral da sindicância instaurada, no âmbito do GSI, para apuração das condutas dos agentes públicos civis e militares envolvidos nos fatos sob análise".

A divulgação de parte dessas imagens levou à queda do então ministro do GSI, Gonçalves Dias, por mostrarem o mesmo circulando pelo Planalto durante os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro.

Apesar de ser conhecida a presença do general no local durante a invasão, as imagens do agora ex-ministro "GDias", como é conhecido, andando no terceiro andar do Planalto sem rumo, passou a ser usada pela oposição como um sinal de que o governo teria de alguma forma facilitado a entrada dos invasores e fortaleceu o pedido de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre o 8 de janeiro.

Foto: Reprodução/CNN Brasil.
Portal Picuí Hoje com Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário