TRE cassa mandatos de quatro vereadores de mais uma cidade do Sertão paraibano - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

TRE cassa mandatos de quatro vereadores de mais uma cidade do Sertão paraibano

A história se repete: mais quatro vereadores tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) após investigação que apontou fraude à cota de gênero.

Trata-se da cidade de Nazarezinho, que, semelhante ao que ocorreu em Monte Horebe, onde nove vereadores foram cassados no mês passado por candidaturas laranjas para preencher a cota de gênero feminino, também perderá parlamentares pelo mesmo motivo.

Desta feita os vereadores são do Cidadania que elegeu quatro vereadores em 2020: Tarcísio Vale, Osório Miranda, Dayson Vieira e Lucas Vieira, que tiveram os diplomas cassados com a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral.

O Recurso Eleitoral nº 0600592-76.2020.6.15.0063, da relatoria do juiz federal Bianor Arruda Bezerra Neto, também resultou na anulação dos votos atribuídos ao partido e a retotalização dos quocientes eleitoral e partidário, aplicando as recorridas Fábia Alves de Sousa e Virgínia Leite Silva Lins, a sanção de inelegibilidade pelas eleições que se realizarem nos oito anos subsequentes a eleição em que se verificou a prática abusiva.

Segundo a Justiça Eleitoral, as duas candidatas obtiveram apenas 2 e 4 votos, consequentemente, por não ter feito campanha eleitoral em benefício da própria candidatura.

Portal Picuí Hoje com PB Agora.