FIES: entenda as novas regras para renegociação - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

FIES: entenda as novas regras para renegociação

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) está com novas regras para renegociação, conforme anunciou o Ministério da Educação (MEC), no último dia 22. Dentre as alterações estão mudanças no prazo, em pagamento das dívidas em atraso e no desconto para beneficiários. A mudança nas regras de renegociação passa a incluir estudantes que estão com o pagamento em dia e aqueles que estão com o pagamento atrasado há mais de cinco anos.

Antes da mudança, o acordo poderia ser firmado até 31 de agosto. Agora, será possível fazer também de 1º de setembro a 31 de dezembro de 2022. A renegociação com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil poderá ser feita de forma remota, sem necessidade do estudante ir a uma agência.

O estudante que tiver com as parcelas em dia poderão ter desconto de 12%. Contudo, para ter direito ao abatimento é preciso fazer o pagamento à vista. Para isso, o estudante do curso de graduação que pretende solicitar a renegociação do Fies pode acionar o banco com o qual possui contrato com o programa a partir do prazo definido.

Podem participar do Fies os estudantes que participaram de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre 2010 e 2021, com média de pelo menos 450 pontos e nota acima de zero na redação. Além disso, é preciso comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. O FIES 2022 do primeiro semestre ofereceu 66.555 vagas com financiamento a juros zero. Para o segundo semestre serão oferecidas mais 45.445 vagas, totalizando a previsão de 110.100 para o ano.

Portal Picuí Hoje com informações da Agência Brasil.