Terceiro ciclo do inquérito epidemiológico da Covid-19 começa neste sábado - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

quinta-feira 19 2020

Terceiro ciclo do inquérito epidemiológico da Covid-19 começa neste sábado


A Gerência de Vigilância Epidemiológica (VIEP) de João Pessoa realiza, neste sábado (21), o terceiro ciclo do inquérito e investigação epidemiológica sobre a circulação do novo coronavírus e a soroprevalência da Covid-19. O levantamento é feito por coleta de dados por amostragem e as atividades ocorrem das 8h às 17h, em 64 bairros da cidade, com visitas domiciliares.

“Pedimos a população receba nossos profissionais com intuito de garantir que a pesquisa seja realizada nos domicílios que já foram sorteados, considerando os critérios dos sorteios territoriais e a metodologia utilizada”, explicou Daniel Batista, gerente da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A investigação epidemiológica começou no dia 24 de outubro. Os trabalhos acontecem quinzenalmente, com participação de 45 equipes de profissionais de saúde. Ao final de cada atuação de monitoramento das equipes, a Secretaria Municipal de Saúde elabora o relatório e divulga o boletim com a avaliação dos dados consolidados.

Monitoramento

Nos dois primeiros ciclos da pesquisa, foram visitados 1.004 domicílios. Destes, foram captados por busca ativa e por demanda espontânea 269 pessoas sintomáticas, 56 casos detectáveis e 26 aguardando o resultado do exame SWAB nasal. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de João Pessoa, até o dia 11 de novembro, foram realizados 23.331 exames SWAB e a presença do novo coronavírus foi detectada em 7.541.

As visitas são realizadas em residências sorteadas por amostragem. O residente responderá o questionário epidemiológico, por meio de entrevista, com a finalidade de obter informações sobre sua suscetibilidade, riscos de contaminação em ambiente profissional, contato prévio com indivíduos contaminados pelo coronavírus, entre outras informações técnicas e sociais.

Se sintomático e em tempo de coleta do exame SWAB, a equipe de apoio será imediatamente acionada. Caso, no momento, já tenha passado por sintomas, e esteja assintomático, será realizado teste sorológico para estudo da soroprevalência no município.

Além do trabalho técnico e de pesquisa, os profissionais também orientam sobre os cuidados, forma de prevenção e que os sintomáticos de qualquer síndrome viral procurem um serviço de saúde de referência, para que seja garantida a assistência e evitar o agravamento da doença.

“As equipes estão sendo recebidas e realizando um teste rápido por residência. Quando há notificação de casos sintomáticos com até oito dias de sintomas, é acionada uma outra equipe que vai até a residência fazer a coleta para o exame SWAB. Nessa avaliação, já orientamos para que haja o isolamento, que é importante para evitar a transmissibilidade e a circulação viral da doença”, destacou Daniel Batista de Araújo, sanitarista e gerente da Vigilância Epidemiológica da SMS.

Todos os profissionais envolvidos na ação utilizam crachás de identificação e portam um documento da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, explicando sobre o inquérito epidemiológico. Em casos de dúvidas, ou para mais informações, a população pode também ligar para o número (83) 3214-7938 e 3218-7181.

Portal Correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário