Paraíba pode ter seis vezes mais casos confirmados da Covid-19 do que notificados, diz estudo - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

quarta-feira 27 2020

Paraíba pode ter seis vezes mais casos confirmados da Covid-19 do que notificados, diz estudo

Um novo cálculo estimativo feito por pesquisadores do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mostrou que a Paraíba pode ter seis vezes mais casos confirmados do coronavírus do que os que são oficialmente divulgados. O estudo indicou que, até a segunda-feira (25), a Paraíba poderia ter mais de 53 mil casos da Covid-19.

Com base no número oficial de casos da segunda-feira, dado usado para fazer o cálculo, é possível aferir que a Paraíba pode ter até 85% dos casos confirmados subnotificados. O estudo feito faz aferição da relação entre o número de mortes provocados pela doença em relação ao número de infectados levando em consideração os seguintes aspectos:

  • Provavelmente apenas as pessoas que precisaram de hospitalização ou que procuraram ajuda médica foram testadas;
  • Cerca de 81% dos casos apresentam sintomas leves ou moderados, 14% são casos considerados graves e cerca de 5% são casos críticos que podem decorrer em morte;
  • O delay da confirmação do casos de Covid-19 e das mortes causadas pelo coronavírus.

“Uma das metodologias utilizadas para estimar a verdadeira CFR consiste na mensuração da subnotificação dos casos confirmados, ou seja, estimação dos reais casos de pessoas infectadas mediante a contabilização do delay entre a confirmação e morte no no número de casos confirmado. Assim, seguindo a modelagem proposta por Russel, Hellewell e Abbot (2020) para estimação de estimação da CFR verdadeira, foi estimada a subnotificação de casos confirmados de Covid-19 na Paraíba”, informou a publicação do Labimec.

Além dos cálculos estimativos aplicados para os casos gerais na Paraíba, os pesquisadores da UFPB também aferiram o número real de casos confirmados do coronavírus em cinco das principais cidades do estado: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Santa Rita e Bayeux. O dado que mais chama a atenção é da cidade de Santa Rita, na Região Metropolitana da capital paraibana, que pode ter um número 17 vezes maior em número de pessoas com a Covid-19.


João Pessoa aparece com a probabilidade de ter um número cinco vezes maior de pessoas infectadas pelo coronavírus. Em número absolutos, seriam 15,8 mil casos confirmados ao invés 2.687 informados oficialmente pelas autoridades de saúde.

Campina Grande, por outro lado, aparece com uma taxa menor de subnotificação. De acordo com o Labimec, a cidade teria quatro vezes mais casos, com um número real de infectados de 3,6 mil ao invés de 870 confirmados oficialmente.

Subnotificações da Covid-19 na Paraíba
CidadeNúmero estimado de casos confirmadosCasos oficiais (25/05)Casos subnotificadosTaxa de subnotificação
João Pessoa15.8052.68713.11883%
Santa Rita7.6144347.18094%
Campina Grande3.6258702.75576%
Patos2.8753742.50187%
Bayeux2.5811912.30992%
G1 PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário