Aluna da ECIT Professor Lordão é socorrida por equipe do Hospital Regional de Picuí após sofrer queda durante atividades escolares - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

quinta-feira 04 2019

Aluna da ECIT Professor Lordão é socorrida por equipe do Hospital Regional de Picuí após sofrer queda durante atividades escolares

Na final da manhã desta quinta-feira (04), uma equipe do Hospital Regional da cidade de Picuí, Seridó paraibano, se diligenciou até a ECIT Professor Lordão para prestar primeiros socorros a uma adolescente de 15 anos, a qual foi vítima de uma queda durante a realização de atividades físicas escolares. Apesar da unidade de saúde não ser responsável por esse tipo de atendimento, não contou esforços para suprir uma grande necessidade, tendo em vista que a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município encontrava-se ocupada em outra ocorrência.

coordenadora escolar Andreza Amaral, disse que foi informada durante contato com a Central Reguladora do SAMU que a Unidade Básica de Saúde (UBSdo município estaria ocupada em uma outra ocorrência na zona rural e a vítima teria que aguardar. Aflita, diante da situação, ela resolveu entrar em contato com Marcílio Araújo, editor-chefe deste meio de comunicação, irmão e responsável pelos cuidados da adolescente, que logo se dirigiu ao local.

Marcílio disse que ao chegar à Escola, se deparou com alguns professores, funcionários e alguns alunos tentando ajudar no que fosse possível naquele momento e que ela estava consciente, então decidiu entrar em contato mais uma vez com o atendimento do 192, onde na ocasião apenas reafirmaram as informações que foram foram repassadas anteriormente a coordenadora.

"Estava ciente de que naquele momento não poderia contar com a ajuda do Samu. Por alguns segundos fiquei sem reação, sem saber o que fazer. Ela ficou deitada ao solo, se queixando de fortes dores, sem poder movimentar a cabeça, dependendo apenas da chegada de alguém que de fato pudesse ajudar... Diante disso, pedi ajuda a Deus, e Ele logo me fez lembrar que o Hospital possuía uma ambulância e profissionais altamente capacitados, os quais poderiam nos ajudar. Então, decidi entrar em contato com a direção da unidade de saúde. Cerca de dez minutos depois de fazer o apelo a Alfredo, recebemos no local uma equipe altamente capacitada, formada pelo médico Dr. Erieglys, pela enfermeira Karol e pelo técnico de enfermagem Mikael Cavalcanti, conduzida por Dema" ‒ explicou.


Ainda de acordo com Marcílio, após feito todos os procedimentos de primeiros socorros possíveis, a adolescente foi conduzida até a unidade de saúde, onde foi prontamente atendida, sendo submetida a um Raio-X de Coluna Cervical, muito antes que ele pudesse finalizar o registro de entrada.


"Graças a Deus, tudo ocorreu perfeitamente, nada mais grave foi constatado além de uma forte contusão no pescoço. Após ser medicada, ela ficou em observação por cerca de duas horas, logo em seguida foi liberada. Gostaria de mais uma vez agradecer em nome de toda minha família, ao médico Dr. Erieglys, ao amigo Alfredo e a toda equipe do Hospital Regional de Picuí, o qual tenho imensa certeza de que é totalmente formado por pessoas altamente competentes e comprometidas com suas respectivas profissões. Tenho orgulho em poder contar desde sempre com a ajuda desta Casa" ‒ finalizou agradecendo.

Hospital Regional de Picuí "Felipe Tiago Gomes"

Atualmente a unidade de saúde picuiense que carrega consigo o nome do mais ilustre filho da terra, o professor Felipe Tiago Gomes, atende a demandas das regiões do Seridó e Curimataú Paraibano, além de outras cidades riograndenses que fazem divisa com a Paraíba, encontra-se equipada com uma USA (Unidade de Suporte Avançado), tripulada por um condutor-socorrista, um enfermeiro e um médico, sendo considerada uma UTI Móvel, capaz de atender casos mais graves como os procedimentos invasivos, tais como: intubação, drenagem torácica, partos, doenças cardiovasculares graves, infartos e arritmias. É equipada com aparelhos de alta tecnologia como: Respirador mecânico, cardio versores, bomba de infusão de seringa, detector fetal, monitorização de oximetria e imobilizações para vítimas de acidentes, além de uma ampla classe de medicamentos.

Marcílio Araújo.
Portal Picuí Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário