Ótima notícia : Governo do Estado conclui licitação para compra de tubulação da adutora Transparaíba. - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

quinta-feira 03 2017

Ótima notícia : Governo do Estado conclui licitação para compra de tubulação da adutora Transparaíba.


O Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), deu o primeiro passo nas obras da adutora Transparaíba. Pouco mais de dois meses depois do anúncio do governador Ricardo Coutinho, a companhia já licitou 183 mil metros de tubulação para a implantação do sistema adutor que atenderá, em sua primeira etapa, nove municípios.

A ata de registro de preços foi publicada na edição desta quarta-feira (4) do Diário Oficial do Estado. O investimento é de mais de R$ 113 milhões.

A Transparaíba vai garantir a segurança hídrica para cerca de 150 mil moradores das regiões do Curimataú que sofrem há décadas com a escassez d’água. A obra, que faz parte do programa Mais Trabalho, vai levar a 19 cidades as águas que estão chegando ao açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) através da Transposição do Rio São Francisco.

De acordo com o presidente da Cagepa, Hélio Cunha Lima, nesta primeira etapa, o sistema adutor vai contemplar Boqueirão, Boa Vista, Soledade, São Vicente do Seridó, Cubati, Sossego, Baraúna, Picuí e Frei Martinho.

“A obra vai regularizar o abastecimento nessas áreas que, historicamente, sofrem com a falta de chuvas. A Transparaíba vai atender essas cidades, independente de demanda e variações pluviométricas. E é importante destacar que os recursos são exclusivamente do Tesouro Estadual”, disse.

Serão 350 km de adutoras que captarão a água do açude Boqueirão para abastecer as cidades de Boa Vista, Soledade, Boqueirão, São Vicente do Seridó, Cubati, Sossego, Baraúna, Picuí e Frei Martinho (1ª etapa); e Juazeirinho, Olivedos, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Cuité, Nova Floresta, Barra de Santa Rosa, Damião, Cacimba de Dentro e Araruna (2ª etapa). O sistema também terá uma estação de tratamento e 21 estações de bombeamento.

Portal Picuí Hoje com Secom.