APÓS IMPASSES E BRIGAS JUDICIAIS, ENEM 2016 COMEÇA NESTE SÁBADO - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

sábado 05 2016

APÓS IMPASSES E BRIGAS JUDICIAIS, ENEM 2016 COMEÇA NESTE SÁBADO

Sábado, 05 de novembro de 2016
Em um cenário de turbulência política marcado por uma onda de ocupações escolares, em vários Estados, mais de 8 milhões de estudantes começam neste sábado (5), em todo o país, as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016. O segundo e último dia de avaliação é neste domingo.
Por conta das ocupações,364 locais de aplicação das provas tiveram de ser substituidos pelo governo federal na última semana. O movimento dos secundaristas, iniciado há pouco mais de um mês em colégios públicos do Paraná –contra a MP (Medida Provisória) 746, que trata da reforma do ensino médio, e a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, que fixa um teto de gastos à União pelos próximos 20 anos –, ganhou força e se espalhou por outros Estados e até para universidades e institutos federais.
As alterações de locais foram divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nessa sexta-feira (4). Elas atingem um total de 240.304 candidatos –mais que os 191.494 de um balanço feito no começo da semana, quando havia 61 ocupações a menos.

Briga judicial

O imbróglio envolvendo a realização do Enem em meio a escolas ocupadas chegou até a Justiça: esta semana, o procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho pediu o cancelamento do exame, por meio de liminar, por entender que a realização de provas em diferentes datas feria o princípio de isonomia da seleção. Na última quinta (3), no entanto, a juíza Federal Elise Avesque Frota, substituta da 8ª Vara Federal no Estado, negou o pedido alegando que isso “ocasionaria danos ainda maiores aos princípios que fundamentam o próprio pleito ministerial, notadamente a isonomia e a economicidade.”
Os alunos das unidades afetadas farão as provas no fim de semana de 3 e 4 de dezembro, sem a necessidade de efetuar ou pagar uma segunda inscrição. Segundo o Inep, caso outras escolas venham a ser ocupadas no decorrer nas provas de hoje ou amanhã, o Enem também deve ser cancelado nestas unidades.

Tipo e horário das provas

O Enem é composto por quatro provas objetivas, cada uma, com 45 questões de múltipla escolha, além de uma redação. No sábado, os estudantes respondem as questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. A duração máxima da prova é de quatro horas e meia.
No domingo (6), é a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. O tempo para a prova nesse dia é maior: cinco horas e meia.
Os portões de acesso serão abertos ao meio-dia, e fechados, às 13h (horário de Brasília). As provas começam às 13h30.
Além de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, o candidato também precisa levar para a prova documento original com foto válido.
Uol