ESCOLA PROF. LORDÃO VAI REPRESENTAR A PARAÍBA NA OLP - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

segunda-feira 31 2016

ESCOLA PROF. LORDÃO VAI REPRESENTAR A PARAÍBA NA OLP



A aluna da 3ª série da Escola Estadual Professor Lordão, Josseane Fátima de Lima e sua professora Renata Santos Silva, tiveram seu trabalho como um dos selecionados para representar a Paraíba na fase final da Olimpíada de Língua Portuguesa que ocorrerá em Brasília no mês de dezembro. Irão representando a Paraíba junto com a professora Andrezza Espínola e o aluno Jônatas de Jacaraú.

A Olimpíada de Língua Portuguesa, Escrevendo o Futuro foi instituída em 2008 com o objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita, através de ações de formação presencial e a distância, disponibilizando materiais com orientações pedagógicas e promovendo a reflexão sobre práticas educativas.

Em 2016, na 5ª- edição, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi realizada em São Paulo com o objetivo de aprimorar o conhecimento de alunos e professores sobre o gênero artigo de opinião. Nas oficinas, professores e alunos se separaram em novos grupos com pessoas de diversos estados e ao longo dos três dias desenvolveram atividades pedagógicas, visitaram a 32ª Bienal de São Paulo com o tema "Incerteza Viva", participaram do Sarau Literário, ganharam vale ticket para comprar livros e participaram da Cerimônia de Premiação dos finalistas. " A equipe que organiza a Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro está de parabéns, pois fomos muito bem tratados e acolhidos por todos. É uma experiência única na vida de cada um, gostei muito de ter participado e ter enriquecido minha aprendizagem". Relata a aluna.
"Minha inspiração para a construção do artigo de opinião foi baseado no Projeto de Arqueologia, um passado ameaçado, orientado pelo Professor Robson Rubenilson que desenvolve pesquisas sobre os vestígios arqueológicos em Picuí. No artigo, eu alerto sobre as ameaças ao patrimônio histórico e arqueológico de Picuí". Relata a aluna.

Seu texto foi orientando pelos professores Robson Rubenilson, Renata Santos, Jeanne Medeiros e foi selecionado para a etapa final da OLP.

Como premiação nesta etapa a aluna e sua professora receberam medalhas de prata, certificados, tablets. Além disso, o artigo será publicado na coletânea de textos da Olimpíada 2016.
            
A aluna Josseane ainda destacou a participação da Paraíba com quatro semifinalistas, sendo dois classificados para a final. "A Olimpíada é apenas uma das formas de integrar os municípios, formar novas amizades, conhecer novas culturas e aprimorar o conhecimento. Além disso, é prova de que a educação pública do estado garante as condições e oportunidades necessárias para o desenvolvimento da formação cidadã ". Finaliza a aluna.

Fonte: Mídias do Lordão