NA PARAÍBA: 62% DAS FAMÍLIAS RECUSAM A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS DE PARENTES COM DIAGNÓSTICO DE MORTE CEREBRAL - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

quarta-feira 03 2016

NA PARAÍBA: 62% DAS FAMÍLIAS RECUSAM A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS DE PARENTES COM DIAGNÓSTICO DE MORTE CEREBRAL

Quarta-feira, 03 de agosto de 2016
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, cerca de 600 pessoas estavam aguardando por um transplante no estado da Paraíba em 2015. Além do transplante de córneas, o rim é o órgão mais necessitado pelos pacientes na fila de espera por uma doação. Durante o ano passado, 142 pessoas foram notificadas como potenciais doadores no estado, mas somente sete tiveram algum órgão ou tecido doado neste período. A alta taxa de recusa familiar (62%) tornou-se motivo de preocupação.
O médico Leonardo Borges de Barros e Silva e o enfermeiro Edvaldo Leal de Moraes, coordenadores da Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), informam que os motivos para a recusa da doação pela família são diversos: desde crenças religiosas que impedem a realização do transplante até o desconhecimento e não aceitação da morte encefálica, o que faz muitos familiares acreditarem que a condição do ente querido com o corpo quente e o coração batendo seja um indicativo de que ele sobreviverá.
"Entretanto, o diagnóstico de morte encefálica - conhecida também como morte cerebral - é irreversível, ou seja, o paciente perde todas as funções que mantêm a sua vida, como a consciência e capacidade de respirar. O coração permanece batendo e os demais órgãos funcionando. Com exceção das córneas, pele, ossos,vasos e valvas do coração, é somente nessa situação que os órgãos podem ser utilizados para transplante", observam os especialistas.
Autorização
O consentimento informado é a forma oficial de manifestação à doação. A retirada de tecidos, órgãos e partes do corpo de pessoas falecidas para transplantes ou outra finalidade terapêutica dependem da autorização do cônjuge ou parente maior de idade, obedecida a linha sucessória, firmado em documento subscrito por duas testemunhas presentes à verificação da morte.
"Evidentemente, a manifestação em vida da pessoa a favor à doação de seus órgãos e tecidos para transplante pode favorecer o consentimento após a morte, mas, de acordo com a lei, é a vontade da família que deve prevalecer", esclarecem o médico Leonardo Borges de Barros e Silva e o enfermeiro Edvaldo Leal de Moraes.
Segundo números do Ministério da Saúde, 148 transplantes foram realizados no estado da Paraíba em 2015. Desses, 114 casos foram de córneas transplantadas e 34 de rim.
"Em 2015, houve uma queda no número de doadores efetivos, assim como no número de transplantes realizados. Ainda enfrentamos dificuldades logísticas na confirmação da morte encefálica", conta Gyanna Lys de Melo Moreira Montenegro, Coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) da Paraíba.
Gesto de herói
Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e, principalmente, colocar esse tema em pauta nas discussões familiares para reduzir a taxa de recusa, o Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina da USP, realiza o Projeto "Gesto de Herói - o poder de doar vida".
A exposição itinerante, que já passou pelas cidades de Rio Branco (AC), Manaus (AM), Belém (PA), Teresina (PI), São Luís (MA) e Natal (RN), acontecerá durante o ano de 2016 em mais quatro capitais - contando com João Pessoa - nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do país, onde a taxa de recusa familiar é alta.
A partir do dia 5 de agosto, o estande do Projeto ficará disponível por dez dias no Shopping Tambiá, para que a população paraibana possa esclarecer as principais dúvidas relacionadas à doação e transplante de órgãos.
Além da exibição de depoimentos reais de familiares de doadores falecidos e transplantados, os visitantes contarão com painéis explicativos sobre o processo e, ainda, a presença de especialistas nessa temática para responder perguntas.
Com entrada gratuita, o Projeto "Gesto de Herói - o poder de doar vida" percorrerá ainda os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Sergipe.
SERVIÇO
Projeto "Gesto de Herói - o poder de doar vida"
Quando: 5 a 14 de agosto de 2016
Onde: Shopping Tambiá - Av. Odon Bezerra, 184 - Tambiá, João Pessoa/PB
Realização: Ministério da Saúde e Fundação Faculdade de Medicina da USP

MaisPb

Nenhum comentário:

Postar um comentário