PICUÍ - PB : PARCERIA ENTRE AS ESCOLAS PROFESSOR LORDÃO E IFPB-CAMPUS PICUÍ GERAM FRUTOS - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

segunda-feira 09 2016

PICUÍ - PB : PARCERIA ENTRE AS ESCOLAS PROFESSOR LORDÃO E IFPB-CAMPUS PICUÍ GERAM FRUTOS

Segunda-Feira, 9 de Maio de 2016
 Desde a implantação com campus do Instituto Federal de Educação da Paraíba em Picuí que a Escola Estadual Professor Lordão vem ampliando a parceria em busca de uma educação pública de qualidade. Em consequência muitos resultados positivos têm sido alcançados, a exemplo do curso de programação em informática para os alunos do ensino médio, formação para professores da rede estadual, intercâmbio e participação em eventos educativos. 


Recentemente a parceria tem gerado novas oportunidades, a exemplo da oficina de preparação de projeto de pesquisa que oportunizou professor da rede estadual ingressar no mestrado em educação na UEPB. O mais novo fruto é resultado do comprometimento dos professores Licínio Oliveira (IFPB) e Robson Rubenilson e Thiago Anderson (Escola Professor Lordão).


Recentemente a parceria tem gerado novas oportunidades, a exemplo da oficina de preparação de projeto de pesquisa que oportunizou professor da rede estadual ingressar no mestrado em educação na UEPB. O mais novo fruto é resultado do comprometimento dos professores Licínio Oliveira (IFPB) e Robson Rubenilson e Thiago Anderson (Escola Professor Lordão).
Parte dos alunos do ensino médio em 2013, hoje faz o curso superior de agroecologia, a exemplo de Rafael Wyllis e Gabriela Santos. Coordenados pela ex-aluna Tatiana Oliveira e orientada pelo professor Lucínio, estão de volta à escola para co-orientação da IV turma do projeto horta escolar.



O projeto contempla os alunos do curso integral da Escola Professor Lordão e do Curso superior em Agroecologia do IFPB. Entre as ações já desenvolvidas este ano estão a oficina de cultivo de hortaliças, a construção de uma estufa para produção de mudas e revitalização das hortas da escola. 
No último final semana, os alunos foram desfiados a implantar uma horta experimental na comunidade Águas Belas, zona rural de Picuí. A propriedade pertence a senhora Valdíria Oliveira, representante das mães no Conselho Escolar. 
A parceria Lordão/IFPB expande suas ações para além dos limites das Instituições. Durante a ação os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o cotidiano do agricultor. Prepararam e adubaram solo, construíram os canteiros, semearam e transportaram as mudas para a horta e ao final irrigaram tudo. 

Para Isaías Matias, aluno da disciplina de olericultura, ação fortalece a prática do pequeno agricultor através da implantação dos canteiros e o incentivo ao cultivo e manejo das hortaliças. "Os agricultores já tem um conhecimento prático que é aprimorado com a teoria do curso" disse Isaias.
Segundo Valdíria foi uma grande satisfação receber os alunos do Lordão e IFPB nesta ação, pois " temos como ensinar e aprender", ainda acrescenta que os alunos " sabem as dificuldades do cultivo de hortaliças". 


 Em sua fala como coordenadora do projeto, Tatiana destaca a importância da ação para os alunos, pois "podem ter uma visão do que é a agroecologia, o contato com os agricultores (...) a agroecologia não é só sala de aula, mas a vivência próxima aos agricultores", disse.



Segundo Rafael Wyllis, a experiência da horta na escola foi importante por proporcionar um conhecimento complementar e uma identidade com o curso de agroecologia. Já para a aluna do Lordão, Jéssica Macedo, a experiência permitiu valorizar o trabalho dos agricultores. 
Ao final da atividade prática, o professor Lucínio se emocionou ao lembrar a parceria de 2013, destacando a experiência como fundamental para o trabalho de conclusão de curso de seus alunos e a alegria em receber os alunos Rafael e Gabriela em 2016 no curso de agroecologia. "um trabalho simples, aparentemente muito simples, rendeu frutos, tanto para a escola na época como pra gente" e acrescenta "nada resiste ao trabalho" ao destacar o companheirismo e a parceria como essenciais para colheita dos novos frutos. 

A Escola Estadual Professor Lordão vem a publico parabenizar, através dos professores Lucínio e Tatiana Oliveira, O Instituto Federal de Educação da Paraíba, campus Picuí pela parceria firmada no sentido de fortalecer a educação de Picuí e região, bem como reconhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos das duas instituições. 


Com Mídias no Lordão


Nenhum comentário:

Postar um comentário