SEGURANÇA DO TRABALHO: GOVERNO ABRE PROGRAMAÇÃO DO ABRIL VERDE NESTA SEGUNDA-FEIRA - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

segunda-feira 04 2016

SEGURANÇA DO TRABALHO: GOVERNO ABRE PROGRAMAÇÃO DO ABRIL VERDE NESTA SEGUNDA-FEIRA

Segunda-feira, 04 de abril de 2016

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), abre nesta segunda-feira (4) a programação do Abril Verde. O evento, que acontecerá ao longo do mês, é alusivo ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Adoecimento no Trabalho, lembrado em 28 de abril.
 
Coordenado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Paraíba (Cerest-PB), o Abril Verde tem como objetivo a promoção e a prevenção em saúde do trabalhador. A programação será realizada em parceria com instituições que trabalham com a temática no Estado.
 
A abertura será às 8h30, na sede da SES, localizada na Avenida Dom Pedro II, em João Pessoa. “Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, a ideia do Abril Verde é marcar o mês com uma cor, que, de forma simbólica, representa um tema para o qual estamos querendo chamar atenção da população, que, neste caso, é a prevenção, a segurança e saúde do trabalhador”, explicou a diretora-geral do Cerest-PB, Celeida Barros.
 
“Muita gente pensa que o SUS (Sistema Único de Saúde) é responsável apenas pela parte da assistência. É importante frisar que, através da Portaria 1823/2012, foi instituída a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os altos índices de mortalidade e adoecimento no trabalho. A partir daí, a Saúde do Trabalhador passou a ser assunto de Saúde Pública, do SUS”, acrescentou Celeida Barros.
 
História – Em 28 de abril de 1969, uma explosão em Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, deixou 78 mineiros mortos.
 
Em 2003, em memória às vítimas, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou a data como o dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho.
 
Em maio de 2005, foi instituído o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Fonte: ParlamentoPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário