A primeira Sessão Ordinária do ano, realizada na manhã desta sexta-feira (1), elegeu a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Picuí, Seridó paraibano, para o biênio 2021-2022, e marcou a história política da Terra da Carne de Sol.
A Mesa diretora ficou formada da seguinte forma:
- Aldemir Macedo - Presidente;
- Inaiê Lime - Vice-presidente;
- Wagner de Walmir - 1º Secretário;
- Ednalva Dantas - 2ª Secretária.
Sem chapa formada, o bloco de situação formado pelos vereadores Ranieri Ferreira (PT), André de Ademar (PL), Diogo Marques (PT), Jean Barros (PT) e Jozelma de Aguifá (PL) optaram pelo voto em branco.
Após a eleição, os vereadores oposicionistas apresentaram um requerimento, no qual solicitaram ao presidente recém-eleito que fosse realizada a eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio ‒ o que regimentalmente é permitido ‒ e de pronto o pedido foi acatado pelo presidente Aldemir.
A eleição para os membros da Mesa Diretora do biênio 2023-2024 também contou com a apresentação de apenas uma chapa, a qual foi encabeçada pelo vereador Ataíde Xavier e também foi eleita pela bancada de oposição, fazendo dessa forma com que os trabalhos da "Casa de Francisco Eduardo de Macedo" passassem, a partir de 1º de janeiro de 2023, a serem comandados pelos seguintes membros:
- Ataíde Xavier - Presidente;
- Inaiê Lime - Vice-presidente;
- Wagner de Walmir - 1º Secretário;
- Ednalva Dantas - 2ª Secretária.
De acordo com o vereador-presidente Aldemir Macedo, a próxima sessão do Poder Legislativo municipal picuiense só deverá acontecer no próximo dia 25, contudo, caso o poder Executivo mande alguma matéria com regime de urgência, será convocada uma sessão extraordinária.
Durante discurso, emocionado, Aldemir citou a frase do prefeito eleito de João Pessoa, Cícero Lucena "Chegou o tempo de Deus", e agradeceu aos familiares, destacando o seu pai, o saudoso Valdemiro Macedo Cruz, que também foi presidente da casa legislativa. Ao fim do discurso, Aldemir se comprometeu com seus eleitores e a toda sociedade picuiense que honraria fielmente cada voto que lhe foi confiado e aos colegas parlamentares que seria o "presidente de todos".
É esperado que a gestão de Aldemir fique mais uma vez marcada na história política picuiense, visto que ele é considerado um dos vereadores mais atuantes do município, além de ser também considerado um dos melhores presidentes da história do Poder Legislativo picuiense.
Confira algumas imagens: