ELEIÇÕES 2016: CIENTISTA POLÍTICO AFIRMA QUE PARTIDOS DEVEM APOSTAR NA JUVENTUDE PARA RENOVAR SEUS QUADROS E QUALIFICAR O DEBATE - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

segunda-feira 08 2016

ELEIÇÕES 2016: CIENTISTA POLÍTICO AFIRMA QUE PARTIDOS DEVEM APOSTAR NA JUVENTUDE PARA RENOVAR SEUS QUADROS E QUALIFICAR O DEBATE

Segunda-feira, 08 de agosto de 2016

Alguns partidos resolveram apostar na juventude e em novos nomes para as disputas eleitorais de outubro. Com idades entre 21 e 29 anos as novas apostas ganham a oportunidade das legendas de iniciar, na Paraíba, a construção de uma nova forma de fazer política.


Diante da crise vivenciada pela classe política no país, o desafio é apresentar aos eleitores candidatos que passem credibilidade. Para o professor e cientista político, Fábio Machado, o surgimento de jovens na política representa uma expectativa de renovação dos quadros partidários e até mesmo da forma de se discutir o processo político. “Existe uma necessidade de renovação de lideranças nos partidos e vemos isso acontecer no processo político nas disputas em diversos municípios. Mas o processo de renovação só será possível de observar quando esses atores forem eleitos e demonstrar na forma de administrar, respeitando o bem público e os processos democráticos”, disse o professor.


Ele disse que é preciso observar os temas debatidos e o comprometimento com valores democráticos. “Sempre se espera muito da juventude no esporte, na educação e também na política. Vamos agora verificar como essa juventude se sai como administrador. Se não conseguirem apresentar novidades na forma de governar, o novo, nesse caso, pode até ser entendido como velho”, observou.


Em Campina Grande a chapa mais jovem confirmada em convenção é a do peemedebista e deputado federal licenciado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) que tem como vice o Democrata Filipe Gaudêncio, que já foi Coordenador de Juventude de Campina Grande na gestão passada de Veneziano.


Para Filipe a chapa PMDB/DEM em Campina traz consigo uma grande identificação com a juventude e suas demandas. Ele lembra que quando da sua passagem para Coordenadoria foi realizado um amplo estudo sobre as demandas e ações desenvolvidas em prol da cidade, mas que na atual gestão infelizmente não teve continuidade.


“Hoje, assim como apontam dados brasileiros, não é novidade a enorme dificuldade por que passam as diversas esferas do primeiro escalão. Durante nossa passagem pela Coordenadoria da Juventude foi feito um estudo, conduzido em parceria com um grupo de líderes de organizações governamentais e não governamentais que gerenciam e implementam políticas para a juventude que teve como objetivo trabalhar na construção de uma explicação causal para os problemas enfrentados por este grupo formado por pessoas de 15 a 29 anos, adotando assim instrumentos de trabalho através do método conhecido como árvore de problemas”, lembrou Filipe destacando ainda que Campina Grande é uma das maiores cidades do Nordeste em nível social e econômico. Através do estudo da referida análise, foi observado que as demandas da juventude por ondem são na 1 ) Educação; 2 ) Emprego e renda; 3 ) Saúde; 4 ) Participação, cidadania e políticas de juventude; 5 ) Violência; 6 ) Cultura e lazer e7 ) Outros temas relevantes, incluindo, família, distribuição de renda etc. Outra chapa Jovem é a encabeçada pelo ex-deputado federal Walter brito Neto (PEN).


Fonte: PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário